terça-feira, 4 de novembro de 2014

Valvulado Golden Tube Audio SE-100

Olá pessoal! Faz um bom tempo que não posto, não é verdade? A correria tem sido grande, mas não posso e não deixarei a cultura dos valvulados morrer :)

Tenho percebido ultimamente que os valvulados 'monstros' estão virando febre... Venho recebendo um grande número de aparelhos valvulados de alta potência para reparo e restauração.

Dessa vez recebi um Golden Tube Ausio SE-100. A Golden Tube foi uma empresa americana de fabricação de valvulados que usava circuitos bastante exóticos para os padrões atuais. O acoplamento e inversão de onda é feito por meio de transformadores, ao invés de usarem as topologias tradicionais com capacitores e resistores. Para aqueles que estão pensando 'Ah, mas isso não é novidade!'... realmente não é. Os primeiros valvulados das décadas de 30 e 40 usavam circuitos muito similares, com válvula ultra raras e muito desejadas hoje, como as Telefunken RS-241 (válvula conhecida como 'Voz dos Anjos' pela sua sonoridade característica). No entanto, nos dias de hoje, esta topologia caiu em desuso, em grande parte por conta dos grandes custos associados aos transformadores necessários.

Golden Tube Audio SE-100

O SE-100 é o 'big brother' do SE-40, um modelo menos raro e bem mais comum de se ver. O SE-100 que recebi apresentava inúmeros problemas:

  • Canal direito tocando muito baixo;
  • Ruídos e 'pipocos' nas caixas;
  • Ruído de fundo elevado;
  • Ruídos nas caixas ocasionados por leves pancadas nas laterais do aparelho;
  • Bias desregulado;
  • Válvula de sinal errada.
Vista interna do aparelho

Todos estes problemas me indicavam que o aparelho teria de ser completamente desmontado e remontado, a fim de que possíveis mal contatos pudessem ser vistoriados e eliminados. Além disso, o defeito no canal direito teria de ser cautelosamente analisado.

O primeiro passo foi desmontar tudo e fazer uma engenharia reversa para que fosse possível entender o funcionamento do aparelho... poxa, deu trabalho! Foram dois dias analisando as conexões e efetuando-se medição para que eu pudesse traçar mentalmente o circuito do aparelho.

Feito isso, o segundo passo foi encontrar o defeito do canal direito.... muitas medições, estudo e... ufa! Solucionado. Um dos capacitores para eliminar oscilações entrou em curto e aterrou o sinal do canal.

Os passos seguintes envolveram limpar e lixas todos contatos dos conectores, efetuar a troca da válvula de sinal, remontar tudo, refazer o bias, efetuar medições de saída e distorção harmônica. O aparelho estava funcional e atendendo todas as especificações do fabricante novamente!!

Aparelho entregue e cliente satisfeito! Nós da Regence Audio nos sentimos honrados em poder devolver ao mercado mais um raro aparelho em perfeito estado de operação, que tenho certeza que trará muitas horas de alegria a seu dono.

Até a próxima meus amigos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.