segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Correios: Descaso total !!

Prezados amigos,

Normalmente uso este espaço apenas para tratar de restaurações, mas usarei para relatar uma restauração totalmente comprometida devido ao total descaso dos correios. Este será portanto um post sobre não restauração de alguns falantes raros!

Pois bem, vamos lá. Tive dois falantes ALTEC 604 enviados para restauro e reparo. Ambos estavam no sul do Brasil, e devido ao peso, foram embalados e enviados em dois volumes, através dos correios.

Apesar de necessitarem de restauração, estavam íntegros fisicamente, sem partes quebradas ou danificadas. Chegaram assim:



Primeiramente é possível perceber que o remetente escreveu 'Contém Vidro' na tentativa de sensibilizar os funcionários dos correios para que manuseassem a caixa com cautela. Pelo tanto que a caixa chegou amassada e sem forma, dá pra ver que não deu certo. Antes de abrir eu já sabia que teria problemas.

Pois bem, vamos abrir a caixa. Não parece muito bom... nada bom na verdade.




E fica pior! Onde estão os conectores do driver de alta frequência?? Quebraram!! Veja que só sobraram os furos onde eles ficavam... mas, cadê eles?




Achei um! Preso ao cone, do lado interno do woofer:




O outro estava solto dentro da caixa... quebrado.




Para piorar tudo, um dos falantes que não estava com a bobina raspando chegou aqui com a bobina praticamente travada. Imagino que a carcaça tenha empenado. O feltro deste falante também se soltou parcialmente.




Acredito que estes falantes foram jogados de um lado a outro. Vejam que o formato do falante foi totalmente marcado no isopor que estava sendo usado para proteger o cone.




Pois bem, entendo que são falantes pesados, que o ideal seria uma embalagem em madeira, etc. Sei que devemos nos precaver e sempre recomendo a todos que façam uma embalagem muito boa antes de me enviar qualquer item. Atendo a todo o Brasil e sempre fico preocupado com possíveis danos de transporte, tanto que evito ao máximo o envio de toca-discos pelos correios. Já recebi muitos quebrados e não quero mais passar por esta amolação.

Tento sempre pensar positivo, então, já que aconteceu este infortúnio, vamos tocar o barco e continuar a restauração certo? Basta importarmos as peças danificadas e colocá-los como novo. Se vocês acham que o pior já passou, continuem a leitura.

No caso deste Altec 604, o cliente  optou por instalar nele o cone seco original. Existiram várias versões do ALTEC 604, e este da foto usava uma suspensão sanfonada. Outras versões usavam o cone seco, que tem um grave mais definido e duro, e esta foi a opção de instalação escolhida para o recone.

O grande problema é que a ALTEC (GPA) somente fabrica atualmente a versão sanfonada. O cone seco é raríssimo pois não é mais fabricado. Pois bem, nada que horas de pesquisa e investigação não resolvessem!! Depois de muitos e-mails trocados, encontrei um sujeito disposto a vender seu par de raríssimo cones originais de época para os ALTEC 515 (os mesmos usados no 604).

Foram 40 dias de espera até recebê-los e... surpresa!!







Os correios não apenas conseguiram destruir os falantes, mas também as peças que importamos para consertá-los! Uau, serviço completo. E neste caso aqui, nem adianta falar que era uma caixa pesada, de difícil manuseio, etc. A caixa não pesava nem 300 gramas, pois só tinha dois cones de papelão dentro!! Estavam muito bem embalados, inclusive com cilindros de papelão grosso de suporte para que a caixa tivesse uma ótima sustentação. Já havia comprado outros cones raros embalados da mesma forma que chegaram sem dano algum. No caso destes, os rolos simplesmente não aguentaram tanto peso em cima e entortaram, destruindo a estrutura da caixa. Acredito que tenham colocado um peso colossal em cima destes cones. O interessante é que o estado da caixa era deplorável. Como os correios conseguem entregar uma caixa destruída deste jeito? Deviam ter vergonha.

Sou brasileiro e não desisto nunca. Prejuízo enorme, dois cones raríssimos e insubstituíveis destruídos, mas a busca continua e o restauro não pode parar. Estes falantes ainda voltarão aos seus dias de glória, independentemente da vontade contrária dos correios!

Para quem ainda acha que os correios tratam bem nossas encomendas, recomendo que assistam o vídeo abaixo:


 


Na hora de embalar suas encomendas, LEMBRE-SE DESTE VÍDEO E PENSE EM UMA FORMA SEGURA DE FAZER A EMBALAGEM. Produtos importados viajam o mundo inteiro sem danos, mas os fabricantes gastam horas planejando uma embalagem que minimize possíveis danos em caso de um manuseio inadequado.  Cabe ao remetente assegurar a integridade do item enviado através de uma embalagem segura e a prova de qualquer tipo de manuseio descuidado.








4 comentários:

  1. absurdo, vendi um falante em perfeitas condições e chegou no comprador com o aro amassado, nucleo do cone de papelao amassado e avarias no cone tbm...lastimável...

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, me desculpem, mas para itens dessa raridade NUNCA se poderia utilizar o serviço dos correios. Transportadoras dentro do país, menos temerárias, e fedex internacional. Sem pestanejar. A "economia" não compensa de maneira alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maurício,

      Infelizmente já tivemos este tipo de problema também com transportadoras. No Brasil, devido a restrições de transporte, a Fedex e inúmeras outras transportadoras não aceitam este tipo de item, por ser magnético.
      Além disso, para uso das transportadoras, é essencial a presença da nota fiscal, que muitas pessoas físicas não têm acesso, até mesmo porque alguns governos estaduais não emitem a nota fiscal avulsa.

      Acabamos ficando na mão dos correios, e é por este motivo que eles ainda são 'líder' em transporte de encomendas no Brasil, e não pela qualidade do serviço que prestam.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.