quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Toca Discos Phase Linear Model 8000 Series II

Olá amigos, essa semana recebi para reparo um toca discos Phase Linear 8000 S2!

Estes toca discos chegou de um conhecido empresário do ramo de áudio apresentando vários defeitos. Tantos que até prefiro fazer uma lista!


  • Lift automático não funcionava;
  • Braço corria 'sozinho' pelo disco, sem interação do usuário;
  • Conectores RCA danificados;
  • Toca disco estava sem cápsula e agulha;
  • Ruído alto durante movimentação do braço.

Como em toda restauração, a chave do sucesso é atacar um problema de cada vez... e assim começamos!


Lift automático não funcionava

Como era de se esperar, a correia do lift ressecou e se partiu. Uma nova correia foi importada e instalada. Além disso, havia um outro problema: a borracha de amortecimento do motor do lift também se ressecou e uma nova teve de ser fabricada.



Reparos no sistema de Lift

Braço corria 'sozinho' pelo disco, sem interação do usuário

Este acabou sendo mais simples do que parecia. O toca discos, sendo linear, usa um conjunto de sensores para detectar a movimentação lateral do braço e ativar um motor que o move ativamente. É basicamente um sistema de controle em malha fechada que tenta sempre manter o braço na posição centralizada. O que estava causando o defeito era um ajuste mecânico incorreto das posições de alguns dos elementos do braço.

Ajustes do braço


Conectores RCA danificados

O aparelho ainda tinha os conectores plásticos originais, que estavam totalmente oxidados e foram trocados por novos banhados a ouro.

Toca disco estava sem cápsula e agulha

Como não estava sendo usado, este toca discos ficou guardado por muito tempo e estava sem cápsula e agulha. Optou-se pela instalação da cápsula Clearaudio Concept Moving Coil. Excelente escolha, quase um exagero!


Cápsula Clearaudio Concept Moving Coil


Ruído alto durante movimentação do braço

Por fim, o toca discos apresentava certo ruído quando o braço era movimentado, causado por poeira e sujeita. Uma limpeza completa foi feita e foram realizados os ajustes finais antes da audição.




Ajustes Finais


Finalmente, fizemos nossa tradicional audição de 8 horas do aparelho a fim de nos certificarmos que todas as funções estavam sendo executadas corretamente e que a sonoridade estava a altura deste belo conjunto! Tudo certo e aprovado!


Audição

O aparelho foi devolvido ao dono que também aprovou o resultado! Isso que é o mais importante para nós, um cliente satisfeito.


Restauro concluído!

Até a próxima!Vou tentar postar mais frequentemente,pois estou com milhões de posts atrasados rs...





4 comentários:

  1. Interessantes estes tocadiscos que usam braços zero tracking error. Me lembro do Rabco. A Phase Linear é motorizado, porém mais sofisticado. Veja http://audiokarma.org/forums/index.php?threads/phase-linear-8000-series-ii-linear-motor-performance.495356/

    Mesmo assim, será que a Phase Linear merece uma cápsula que custa USD 1.000 (no exterior)?
    Acho que escolheria a Thales, por ser um desenho mais elegante http://cybwiz.zenfolio.com/img/v5/p544873497-4.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, agradeço a participação! A cápsula foi escolha do proprietário do aparelho, que é representante oficial da marca em BH e tem acesso a estes itens como brinde por ser revenda. Por isso mencionei que era quase um exagero!

      Já havia lido a thread, frequento os fóruns americanos há anos, desde a época que ainda morava fora, são uma excelente fonte de informações.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Um bom artigo sobre este tipo de braço aqui
    http://www.soundfountain.com/amb/ttrabco.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente uma excelente leitura, que eu ainda não havíamos lido! Agradecemos a indicação :)

      Excluir