segunda-feira, 10 de abril de 2023

Gravador de rolo Studer B67 - PARTE 4

Chegou a grande hora pessoal! É isto, hoje terminamos o restauro deste belo Studer!

    Terminados os reparos, o recap, as limpezas, só resta agora a parte mais fácil, a calibração, montagem e testes. Todas calibrações do Studer são facilmente acessíveis através de trimpots em cada uma das placas dedicadas às diversas funções: play, rec, etc.


Trimpots da placa de play

    É possível ver pela foto que, por se tratar de um gravador para uso profissional, existem 3 ajustes para cada uma das três velocidades em separado, para a placa play.


Trimpots de placa de rec

    A placa de gravação segue a mesma lógica, de 3 ajustes para cada uma das três velocidades. Basicamente são ajustes de nível de gravação/reprodução e ajustes de equalização e bias. O ajuste deve ser feito com uma fita especial de calibração (tipo MRL), além de ajustes de tensão com um tentelômetro.

Tentelômetro

    A resposta em frequência é ajustada com auxílio de um Analisador de Áudio Agilent 8903B, que faz a análise completa da resposta em frequência nas 3 velocidades, se conecta por USB a um PC e nos dá resultados prontos e automatizados! Temos recebido pedidos de mais informações sobre nossa oficina e os equipamentos que usamos, então deixaremos isso para uma postagem em nosso canal no Youtube. Para quem não nos segue lá, acessem este link e se inscrevam.


Agilent 8903B

    O resultado final deste restauro? Um espetáculo, que você pode acompanhar pelo vídeo abaixo:




    Agradecemos a todos nossos amigos e clientes pelas mensagens que recebemos durante este restauro! É sempre um prazer poder trazer estes equipamentos de volta a seu perfeito estado, e, especialmente,  ter o reconhecimento de nosso trabalho pelos maiores amantes de áudio de nosso país. Até a próxima meus amigos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.