domingo, 4 de junho de 2017

Amplificadores VTL MB-225

Olá meus amigos, este é o primeiro post de dois, sobre um conjunto pré e power VTL que recebemos de um querido cliente nosso em Brasília!

A princípio apenas iríamos postar o restauro do pré, que foi bem mais interessante. No entanto, como estamos devendo muitas postagens por conta da correria, optamos por fazer dois posts, incluindo também o reparo do power.

Vamos ao trabalho? Recebemos os dois Amplificadores VTL MB-225, um par enorme de Powers pesadíssimos, com quase 200W cada um de pura magia valvulada!


VTL MB-225

Estes aparelhos chegaram até nós funcionando, mas necessitando uma revisão geral. Neste caso, o que sempre fazemos é minuciosamente testar e inspecionar TUDO no aparelho, a fim de garantir que conseguimos cercar todas as possíveis fontes de problemas, especialmente se o aparelho já passou por alguma manutenção prévia.

Será que foi o caso destes aqui? Vamos descobrir? Chegou a hora mais divertida: desmontá-los :)

Interior de um dos MB-225

Viram algo estranho na foto? Vou ajudá-los: todos os capacitores de acoplamento estão flutuando! Alguém decidiu que seria uma boa ideia remover os excelentes capacitores originais fabricados nos EUA por capacitores chineses sem marca. Para piorar tudo, não removeram corretamente os antigos capacitores, dessoldando-os: apenas cortaram os antigos e 'penduraram' os novos chineses no lugar, criando pontos de solda fria, danos a placa e até mesmo riscos de curto! Já que o serviço executado previamente neste aparelho foi tão ruim, melhor avaliarmos com cautela todo o restante, pois podem haver mais problemas...

Capacitor chinês 'flutuante'

Capacitor chinês 'flutuante' e muito mal instalado!

Sinceramente, não compreendo o motivo pelo qual quem fez este serviço não ter se dado ao mínimo trabalho de cortar os terminais dos capacitores para garantir uma melhor robustez a choque destes componentes. Fico imaginando quantos técnicos ruins estão por aí, economizando 10 segundos de trabalho a troco de um serviço absolutamente inaceitável... reflito mesmo sobre isso, pois tenho certeza que o proprietário não pagou barato por este reparo, e o técnico com certeza não deu ao aparelho o devido cuidado que ele merecia. Uma pena.

Além dos capacitores de acoplamento soltos, existiam também capacitores eletrolíticos na mesma situação. A cola original de fábrica se soltou e o reparo anterior falhou em cuidar destes problemas.

Capacitor eletrolítico solto

Uma análise mais profunda revelou problemas de solda fria nas placas, resistores danificados, fios quase arrebentados e chamuscados em alguns pontos, além de muita cola seca espalhada no interior,... uma bagunça! As válvulas de sinal de entrada 12AT7 estavam descasadas, tanto em marca como  em transcondutância, deteriorando sensivelmente a sonoridade dos aparelhos.

O reparo destes amplificadores consistiu então na troca de todos os capacitores de acoplamento por capacitores americanos de marca, além de nova fixação de todos os eletrolíticos soltos e os reparos dos pontos de solda fria e resistores danificados. As válvulas descasadas foram trocadas por um par das sensacionais Genalex B739.

Válvulas Genalex

Deu trabalho, mas valeu a pena! Vejam como a placa, depois de todos os reparos, ficou limpa e organizada, além de perfeitamente funcional, é claro ;)

Placa após os reparos

Viram os novos capacitores, devidamente soldados?

Ambos monoblocos estavam EXATAMENTE no mesmo estado e ambos passaram então pelos mesmos reparos em nossas mãos, corrigindo os defeitos encontrados e também eliminando todos os problemas causados na última tentativa de reparo.

Os aparelhos foram embalados e enviados a seu dono, que ficou satisfeito com nossos reparos! É extremamente recompensador recebermos feedbacks tão positivos de nossos clientes :)

Até a próxima meus amigos e Happy Listening!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.