quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Audio Research D-76

Há algumas semanas atrás estive com um amplificador valvulado Audio Research D-76, que me foi enviado para reparo e revisão.

Este modelo foi fabricado de 1974 até 1977, quando foi descontinuado pela Audio Research.Utiliza 4 válvulas 6550 na saída (sim,existe uma quinta válvula, mas esta faz parte da fonte). O modelo que recebi é o D-76 original, que foi posteriormente substituído pelo D-76A em 1975.

O aparelho que recebi estava com um resistor de 1k do circuito AC balance queimado e o Bias completamente desregulado, sendo que as válvulas ainda eram originais. Provavelmente a última vez que ajustaram o Bias dele foi na fábrica!

O AR D-76 usa um sistema para ajuste do Bias bem incomum: o ponto de medição é um plug P10 (tive que confeccionar um cabo especificamente para poder trabalhar com ele) e a corrente é medida diretamente, e não indiretamente como uma queda de tensão em um resistor shunt. Bem incomum mesmo!

Felizmente, isso era tudo que precisava ser feito. Testei todas as válvulas, limpei os pinos de cada uma e realoquei-as no aparelho de forma que ficassem o mais casadas possível.

O aparelho tocou lindamente por horas (sempre faço um burn-in em funcionamento e ouço cada aparelho após todos os reparos, para garantir que tudo está OK) e já foi entregue de volta ao cliente!

Time to move on! Next one please!

Audio Research D-76

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.