sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Valvulados Chineses - Parte 3

Vamos lá pessoal, 2015 está aí! Um ótimo ano a todos!!

O que era para ser um post único já está em sua terceira parte, pois não param de surgir novos relatos sobre alguns problemas com valvulados da China.

Desta vez temos dois CD Players valvulados chineses, o MHZS CD66 e CD88. Os aparelhos são bonitos e à primeira vista, parecem bem construídos, sendo que o fabricante faz muita propaganda sobre seu circuito exclusivo e patenteado que permite uma sonoridade refinada e macia (será?).




Minha primeira dica é: sempre tenham cuidado com afirmações sobre circuitos patenteados e exclusivos, especialmente quando vindas de fabricantes menos conhecidos. Isso usualmente é apenas propaganda enganosa para convencer o cliente de que ele está adquirindo algo especial e que ninguém mais pode oferecer.

A MHZS afirma em seus anúncios que seu aparelho usa um DAC proprietário, desenvolvido pela própria empresa. Veja a propaganda abaixo:


SUPER 24 BIT 192 KHZ DAC  BY MHZS  "WHICH IS BETTER THAN CS OR BB DAC"


Reparem que a MHZS dá um nome especial ao DAC e afirma em letras enormes que o DAC desenvolvido por eles é melhor que DACs famosos, como os CS da Cirrus Logic ou os BB (Burr Brown, hoje propriedade da Texas Instruments).

Até aí tudo bem, certo? É claro que alguém pode desenvolver DACs melhores, isso é possível. Então, vamos abrir o aparelho e dar uma olhada.




Poxa, realmente existe um chip customizado lá dentro na placa! Será que duvidamos a toa? Este é o famoso DAC customizado, muito melhor que BB ou CS! Mas... o que será que está debaixo dessa proteção metálica tão bonita?




UM DAC BB!! E dos mais baratinhos!! Poxa, quanta propaganda enganosa. Pois é, afirmaram ter um Super DAC customizado melhor que BB mas, na verdade, só esconderam o mais barato DAC já produzido pela BB debaixo de uma caixinha metálica bonita. Para vocês terem uma ideia, a própria BB afirma que este DAC não foi projetado para uso Hi-Fi e deve ser empegado em boomboxes de baixo custo. Quanta enganação meus amigos.

Para quem quiser ler mais a respeito, vistem a página do Lampizator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário