quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Pré Conrad Johnson PV-2

Olá meus amigos leitores, 2021 chegou e estamos de volta! Desta vez chegou a nossas mãos um Pré Conrad Johnson PV-2!

O proprietário pediu uma revisão geral e reclamou que um dos canais tocava mais baixo que outro. Hora de investigarmos!

O primeiro fato que percebemos, externamente, é que alguém colou pedaços de material anti-ressonante na parte de baixo do aparelho. Uma enorme gambiarra! Espero que não tenham feito o mesmo por dentro...





Alguns pedaços eram marrons, outros pretos, cortados sem acabamento e ainda com cola escorrendo! Um serviço muito pouco cuidadoso.

Mas, e dentro?





Oh não! A mesma coisa. Putz!! Pra piorar a cola que usaram é tão forte que seria impossível remover tudo sem deixar marcas ou danos.

Não sou totalmente contra o uso deste tipo de material, mas, ao mesmo tempo, os ganhos são irrisórios e imensuráveis se comparados a outros upgrades. O pior de tudo é que, neste caso, destrói o valor do item devido à total perda de originalidade, já que com a cola, a modificação tornou-se irreversível. Sou a favor de upgrades (inclusive ofereço este tipo de serviço), mas upgrades devem ser melhoras que mantenham a alma do aparelho e, sobretudo, que podem ser desfeitos e o aparelho revertido a seu estado original se necessário.

Bem, como não dá para arrancar, vamos ter de deixar.

O problema do desbalanceamento entre canais estava sendo causado por uma 12AX7 chinesa com triodos descasados instalada no lugar de uma 5751 (a válvula original do aparelho).  Para quem não conhece, as 5751 são válvulas totalmente intercambiáveis com as 12AX7, mas com um ganho levemente menor. Muitos preferem a sonoridade resultante das 5751 em relação ao uso das 12AX7.




Um nova válvula 5751 Sylvania NOS foi instalada nesta posição e o problema foi resolvido, assim como obtivemos grande melhora sonora com o emprego desta pequena belezura em um ponto tá crítico do circuito!



Estas 5751 são válvulas excelentes para quem busca um ótimo upgrade para as 12AX7, com uma sonoridade bem mais delicada, suave e orgânica. No momento desta postagem, temos a venda em nossa loja virtual as 5751 da General Electric, que são simplesmente sensacionais!


Além deste problema, um outro defeito comum aos PV-2 é o superaquecimento da ponte retificadora. Optamos por instalar um pequeno dissipador usinado em cobre para ajudar na troca de calor.



Por fim, os potenciômetros e chaves foram limpos, fizemos nossa audição de 8h e o pré estava pronto para ser devolvido ao proprietário! Mais um valvulado que volta a seu perfeito funcionamento!





Este aqui foi rápido e simples, daqueles aparelhos que mal esquentam lugar e já se vão...

Em breve mais restaurações por aqui! Fiquem ligados e Happy Listening!















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.