sábado, 6 de maio de 2017

Restauração de Caixas Gradiente Master 44

Olá amigos, para hoje teremos uma restauração diferente! Um par de caixas vintage nacionais, as Gradiente Master 44!

Este post é dedicado a todos que curtem um bom vintage nacional :)

Gradiente Master 44 - Audiorama

Estas caixas eram do falecido pai de um cliente nosso e tinham elevado valor sentimental. Nosso cliente deixou claro que queria uma restauração completa, pois eram itens de enorme valor para ele. Pedi que ele trouxesse as caixas até a Regence Audio para avaliarmos o estado e vermos o que poderia ser feito. Esperávamos pequenos defeitos e danos, mas não foi bem o que chegou até nós rs...

Primeiramente, alguém já havia iniciado a restauração, mas acabou foi por destruir as caixas completamente. Alguém resolveu remover os alto falantes e conseguiu danificá-los por completo neste processo, veja só...

Falantes recebidos

As caixas em si estavam com várias partes do folheado faltantes, muitos riscos e marcas de umidade (estufados principalmente na parte inferior). Teriam de ser totalmente restauradas.

Caixas como recebidas

Agora vem a pior parte, Os tecidos ortofônicos das molduras frontais estavam muito sujos e manchados. A forma correta de se consertar isso é trocar o tecido (e prejudicar a originalidade) ou remover todos os grampos que o prendem e enviar a uma lavanderia, na tentativa de recuperá-los. Na Regence Audio fazemos todo o trabalho a mão, inclusive a delicada limpeza dos tecidos originais, já que são insubstituíveis. Infelizmente, quem tentou recuperar as caixas antes decidiu que lavaria a moldura por completo, com o tecido preso a madeira. O resultado? Um FIASCO completo, vejam só:

Moldura como recebemos

Sim, recebemos ambas molduras como na foto: molduras em pó!! Acreditem ou não, foram TOTALMENTE SUBMERSAS em água na tentativa de lavar o tecido. Acabarem virando pó, literalmente. 

Portanto, após uma análise geral, concluímos que os seguintes trabalhos deveriam ser executados:

  • Restauro completo dos gabinetes com novo revestimento em madeira;
  • Restauro completo dos falantes;
  • Confecção de um novo par de molduras;
  • Limpeza dos tecidos ortofônicos originais;
  • Confecção de novos crossovers (originais não funcionavam);
  • Testes de audição.
O primeiro passo foi reformar os falantes. Neste ponto uma decisão teve de ser tomada, pois todos os quatro tinham de ser reformados, mas os cones originais não mais podiam ser obtidos. Por uma questão prática e financeira, chegou-se ao consenso de que seria instalado o material nacional de mais alta qualidade e que, dentro do possível, permitisse que o resultado final médio se aproximasse dos parâmetros Thiele-Small originais que tínhamos salvos em nosso banco de dados. Isso garantiria maior proximidade nas caraterísticas de resposta final. Apesar do visual diferente do original, após muitos testes e comparações de massa do conjunto mecânico, etc, o conjunto escolhido foi a melhor aproximação elétrica possível para o restauro. Falantes de marcas internacionais podem ser facilmente restaurados a seu estado 100% original, pois marcas como JBL e Altec ainda fornecem o material original de reparo. Infelizmente as marcas nacionais como Gradiente e Polyvox, há muito desapareceram e o material original não pode mais ser obtido.

Alto falantes restaurados

Em seguida o crossover foi refeito com a troca dos capacitores originais por novos bipolares. Toda a parte de marcenaria foi finalizada e as caixas completamente restauradas, com novas molduras e mantendo-se o tecido ortofônico original, agora limpo!


Gabinete restaurado

Acabamento novo no gabinete

Novas telas frontais foram confeccionadas, EXATAMENTE como as originais.

Novas telas frontais (ainda sem as logos instaladas)


Em seguida as caixas foram montadas e testadas. Ficaram lindas!!


Caixas após restauro

O último passo foi ouvir as caixas por 8 horas e embalá-las para envio. 

Caixas terminadas!

Caixas prontas para entrega!

O cliente ficou ABSOLUTAMENTE abismado com o resultado, e eu confesso que adoro ver esse olhar em nossos clientes. Ainda mais neste caso, que o cliente perguntou: 'São mesmo as mesmas caixas que eu deixei com vocês?? Não é possível!'.

Sim, são as mesmas caixas, mas depois de receberem muito carinho e muito cuidado, 

Até a próxima meus amigos!!














8 comentários:

  1. Bom dia, poderia informar o tipo de madeira usado no revestimento da caixa? Obrigado. Luciano/Campinas

    ResponderExcluir
  2. Amigo fábricaria esse par de caixas com mesmas medidas da original para venda ?

    ResponderExcluir
  3. Onde encontrar o tecido das telas frontais?
    Este é o tecido Ortofonico que mencionou no artigo inteiro?

    ResponderExcluir
  4. Prezados, vocês conseguem confeccionar os divisores de frequencia com os paineis e knobs da quarteto vintage da Gradiente? Qual seria o custo?

    ResponderExcluir
  5. Cara, gostaria muito de restaurar minhas caixas acústicas. São quatro. Duas gradiente e duas sansui. Mas moro em Brasília. Será que é muito difícil mandar para vocês?

    ResponderExcluir
  6. profissionais assim são uma raridade ,meus Parabéns .

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber mais sobre reformas de caixas

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de saber o valor para reformar uma caixa de guitarra com 4x12.. Muito obrigado

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.