quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Toca-discos Garrard 401

    Mais uma raridade que apareceu por aqui!

    Desta vez foi um Garrard 401, que estava com muitos problemas. A base não estava pintada, não tinha braço nem cápsula, o motor não rodava, e o eixo do prato estava empenado. É uma pena ver um excelente toca-discos como este neste estado. Algo tinha que ser feito!
 
    Primeiramente, todo o toca-discos foi revisado. Completamente desmontado, tudo foi limpo e lubrificado. O motor voltou a funcionar perfeitamente, porém, o controle de velocidade não funcionava. Os Garrard antigos (301, 401...) utilizam um sistema de freio magnético para controle da velocidade: o ímã estava fraco e teve de ser trocado. Pronto! O toca discos funciona perfeitamente agora.

    Em seguida, a base foi pintada e uma nova tampa em acrílico transparente foi cortada a laser. O braço escolhido para uso neste toca-discos foi um Ortofon 212, encomendado dos EUA. A cápsula escolhida foi a Ortofon SPU GT, para que não fosse necessário o uso de um pré com entrada moving coil.

   Só faltavam agora os ajustes do braço... e é nesta fase que foi tirada a foto que vemos abaixo. Dá até pra ver a balança digital de precisão próxima ao aparelho.




    Por fim tudo foi testado e... uhu! Mais um aparelho pronto para devolução. Tudo funcionava a contento e a sonoridade... só mesmo ouvindo um Garrard destes para entender!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.